INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE CULTURAL DE ASSENTAMENTOS RURAIS EM TERESINA-PI/Cultural sustainability indicators on rural settlements in Teresina-PI

Autores

  • Alyne Maria Sousa Oliveira Instituto Federal do Piauí
  • Maria do Socorro Lira Monteiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Maria Dione Carvalho Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Clarissa Flávia Santos Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i30.2864

Palavras-chave:

Reforma agrária, assentamento rural, sustentabilidade, cultura, indicadores culturais

Resumo

Um dos mais importantes aspectos da sustentabilidade de um ambiente constitui a dimensão cultural do seu povo; entretanto, ao longo dos estudos realizados sobre as condições de vida nos assentamentos rurais, observa-se que essa perspectiva permanece obscura na política de reforma agrária e negligenciada na experiência vivida nesses espaços. Neste artigo que tem por objetivo formular uma metodologia de indicadores culturais orientada aos projetos de reforma agrária, apresentam-se os resultados verificados em três assentamentos rurais situados em Teresina-PI. Metodologicamente, empregou-se pesquisa documental junto aos órgãos gestores e pesquisa de campo, por meio de observação direta, com registros em diário de campo e entrevistas não-diretivas com líderes das associações de assentados e os habitantes mais antigos, a fim de reconstituir a história dos assentamentos; bem como a aplicação de questionários às famílias assentadas, para obtenção dos dados para cálculo dos referidos indicadores. Os resultados da pesquisa apontam convergências em relação à forma como a cultura camponesa se expressa, ao tempo em que sinalizam a ausência da participação do poder público por meio de políticas de incentivo à realização de atividades e ao consumo cultural, direcionadas ao meio rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alyne Maria Sousa Oliveira, Instituto Federal do Piauí

Economista, mestre e doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí, professora do Departamento de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí.

Maria do Socorro Lira Monteiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Economista, Professora Associada I do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí e do Programa Regional em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA)

Maria Dione Carvalho Moraes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Socióloga, Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais e dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), Antropologia e Arqueologia (PPGAArq) e Sociologia (PPGS), da Universidade Federal do Piauí.

Clarissa Flávia Santos Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Economista, Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Federal do Piauí

Downloads

Publicado

2016-04-15

Como Citar

Sousa Oliveira, A. M., Lira Monteiro, M. do S., Carvalho Moraes, M. D., & Santos Araújo, C. F. (2016). INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE CULTURAL DE ASSENTAMENTOS RURAIS EM TERESINA-PI/Cultural sustainability indicators on rural settlements in Teresina-PI. REVISTA NERA, (30), 98–147. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i30.2864

Edição

Seção

Artigo original