FORMAÇÃO DE COLETORES DE SEMENTES NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA (Formation of seed collectors of native rainforest)

Autores

  • Rafael Navas Silva Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP
  • Ivone da Silva FATEC Capão Bonito
  • Cibele Chalita Martins UNESP

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i24.2404

Palavras-chave:

sementes florestais, produto florestal não madeireiro, projetos socioambientais, metodologias participativas, sementes nativas.deireiro, sementes nativas.

Resumo

Esta pesquisa analisou a formação de grupos de coletores de sementes nativas da Mata Atlântica, na região Sudoeste Paulista e a renda gerada pela atividade entre os anos de 2003 a 2009, por meio da experiência da Rede Comunitária de Produção de Sementes Nativas. As técnicas de pesquisa foram qualitativas, com entrevistas estruturadas e semiestruturadas e observação participante com os agricultores que realizam a atividade e com a Instituição executora do projeto e análise de relatórios. Antes da realização do mesmo, a renda média mensal obtida era de R$ 200,00 por agricultor. Após a realização das capacitações e parcerias, esta passou para R$ 600,00. A ampliação do projeto em anos posteriores promoveu a entrada de novos coletores, porém, não houve capacitações para os mesmos e ampliação de mercado para venda, acarretando na queda da qualidade das sementes e na renda obtida, refletindo na redução do número de pessoas dedicadas à coleta. O maior entrave observado para atividade na região é que a coleta é realizada em áreas privadas, não havendo permissão de georreferenciamento para marcação das árvores matrizes, dificultando o cumprimento da legislação e a venda é realizada com intermédio de outra Instituição, com redução do valor recebido pelos coletores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Navas Silva, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP

Graduado em Engenharia agronômica pela FCAV-UNESP, Doutor em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP. Atuo nas tematicas Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel e Povos e Comunidades Tradicionais.

Ivone da Silva, FATEC Capão Bonito

Tecnóloga em Silvicultura pela FATEC Capão Bonito.

Cibele Chalita Martins, UNESP

Engenheira agrônoma, Professora, Doutora, Departamento de Produção Vegetal, Faculdade de ciênciasAgrárias e Veterinária – FCAV, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil

Downloads

Publicado

2014-07-05

Como Citar

Silva, R. N., Silva, I. da, & Martins, C. C. (2014). FORMAÇÃO DE COLETORES DE SEMENTES NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA (Formation of seed collectors of native rainforest). REVISTA NERA, (24), 122–132. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i24.2404

Edição

Seção

Artigo original