A Análise De Erros: Uma Perspectiva Cognitiva Para Compreender O Processo De Aprendizagem De Conteúdos Matemáticos

Leny Rodrigues Martins Teixeira

Resumo


O objetivo do presente artigo é analisar, com base no referencial da Psicologia Cognitiva, o papel do erro no processo de aprendizagem de conteúdos matemáticos. Mediante a descrição de algumas características dos alunos com dificuldades para aprender, procura-se interpretar tais dificuldades. Diferentes abordagens do erro são apontadas, bem como sugestões que favoreçam uma adequada apropriação dos conceitos científicos pelos alunos.


Palavras-chave


Aprendizagem; Matemática; Psicologia Cognitiva; Erro

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.56


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com