As Representações Simbólicas e os Significados Construídos por Alunos do Ensino Fundamental sobre a Escrita Numérica
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.125Resumo
A pesquisa analisou as respostas de escolares de 3a e 4a séries frente a questões de leitura, escrita, interpretação do valor posicionai na numeração escrita, operações de adição e subtração com o intuito de verificar a relação entre os sistemas de representação simbólica (oral e escrito), construídos pela criança e a conceituação do número. Foram entrevistados 80 sujeitos envolvendo alunos com facilidade e dificuldade na aprendizagem de matemática, com defasagem escolar e do método Kumon. As respostas dos alunos com facilidade para aprendizagem em matemática e do método Kumon evidenciaram, no geral, melhor compreensão dos critérios de composição e decomposição numérica, relações pertinentes entre agrupamentos de unidades e valor posicionai dos números, compreensão do valor do transporte nas operações e domínio do código numérico escrito. Discute-se no texto o papel das representações do número, construídas dentro e fora da sala da aula, como sistemas independentes e a dificuldade de integrá-los.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.