As Representações Simbólicas e os Significados Construídos por Alunos do Ensino Fundamental sobre a Escrita Numérica

Autores

  • Leny Rodrigues Martins Teixeira
  • Claudemir Monteiro Lima
  • Daniela de Francisco Carlos
  • Júlio Peterson
  • Roberto Cavali

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.125

Resumo

A pesquisa analisou as respostas de escolares de 3a e 4a séries frente a questões de leitura, escrita, interpretação do valor posicionai na numeração escrita, operações de adição e subtração com o intuito de verificar a relação entre os sistemas de representação simbólica (oral e escrito), construídos pela criança e a conceituação do número. Foram entrevistados 80 sujeitos envolvendo alunos com facilidade e dificuldade na aprendizagem de matemática, com defasagem escolar e do método Kumon. As respostas dos alunos com facilidade para aprendizagem em matemática e do método Kumon evidenciaram, no geral, melhor compreensão dos critérios de composição e decomposição numérica, relações pertinentes entre agrupamentos de unidades e valor posicionai dos números, compreensão do valor do transporte nas operações e domínio do código numérico escrito. Discute-se no texto o papel das representações do número, construídas dentro e fora da sala da aula, como sistemas independentes e a dificuldade de integrá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

TEIXEIRA, L. R. M.; LIMA, C. M.; CARLOS, D. de F.; PETERSON, J.; CAVALI, R. As Representações Simbólicas e os Significados Construídos por Alunos do Ensino Fundamental sobre a Escrita Numérica. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 6, n. 6, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v6i6.125. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/125. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê