RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E A FAMÍLIA: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ACOLHEDORA.

Autores

  • Sandra Regina Mantovani Leite UNESP e UEL
  • Alonso Bezerra de Carvalho UNESP

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4561

Palavras-chave:

Educação Infantil. Família. Criança. Cuidados.

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar considerações sobre a importância da relação instituição familiar e instituição de educação infantil, com vistas a propiciar à criança uma educação acolhedora. Uma educação que se efetivará com ações de cuidado e acolhimento, afeição e carinho, com a família e a escola assumindo suas responsabilidades e atuando de forma integrada. Para tanto, também apontaremos a indissociabilidade entre educação e cuidado, como uma das formas de potencializar ações que favoreçam a interação humana. Assim, este texto tem como meta se constituir um momento de reflexão para todos os envolvidos na prática educativa, apresentando possibilidades, inquietações, indagações e aspirações para uma educação que se torne mais humana para a criança. Acreditamos que as práticas realizadas num ambiente acolhedor, em que às crianças, suas famílias e professores tenham voz e vez, com possibilidades de compartilhar experiências e ideias transformam a Escola num espaço humanizador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Mantovani Leite, UNESP e UEL

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - área de Educação - Linha de Pesquisa: Filosofia da Educação. Docente no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina.

Alonso Bezerra de Carvalho, UNESP

Professor Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista. Docente no Programa de Pós Graduação em Educação em nível de Doutorado da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Marília.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

LEITE, S. R. M.; CARVALHO, A. B. de. RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E A FAMÍLIA: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ACOLHEDORA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.4561. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4561. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)