O VALOR DA ARTE LITERÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO ESTÉTICO DA CRIANÇA

Juliana Pereira Silva, Sonia da Cunha Urt

Resumo


Esta pesquisa qualitativa objetiva analisar a literatura na educação infantil sob a ótica de um conceito de arte que engloba várias modalidades expressivas como mecanismos de desenvolvimento, apropriação da linguagem e de aprendizagem. Apoia-se na Teoria Histórico-Cultural ao apresentar a leitura literária como ação que possibilita várias interações e formação da subjetividade, tendo-se o livro infantil como objeto cultural na luta ideológica. Expõe-se algumas vivências de um Centro de Educação Infantil, em que as práticas pedagógicas direcionam-se à educação estética visando à formação de leitores e a valorização de várias formas de expressão. Conclui-se que as práticas pedagógicas vigentes nas propostas curriculares da Educação Infantil precisam ser guiadas por interações, pelo lúdico e pelo movimento, proporcionado experiências narrativas com mais vivências focadas na linguagem oral e escrita, vinculadas a diversos gêneros textuais, orais, gráficos e expressivos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3692


Palavras-chave


Literatura. Arte. Educação Infantil.

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3692


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com