A chegada do eucalipto no município de Três Lagoas (MS) na percepção dos moradores das comunidades rurais de Arapuá e Garcias: entre a sujeição e a resistência territorial / The arrival of eucalyptus in the municipality of Três Lagoas (MS) in the perception of the residents of the rural communities of Arapuá and Garcias: between subjection and territorial resistance / L’arrivée de l’eucalyptus dans la commune de Três Lagoas (MS) par la perception des habitants des communautés rurales d’Arapua et de Garcias : entre assujettissement et résistance territoriale
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v25i64.8625Palavras-chave:
geografia agraria, geografia social, comunidades tradicionais, silviculturaResumo
Desde 2007, houve um aumento significativo do plantio de eucalipto na região Leste do Mato Grosso do Sul. O plantio de eucalipto toma o lugar da pecuária extensiva pelo arrendamento ou compra de terra aos fazendeiros da região. O “deserto verde” cresce a ponto de impactar diretamente na organização socioespacial das duas principais comunidades rurais da região, Arapuá e Garcias, que se formaram com as famílias de trabalhadores rurais das fazendas de gado e dos sitiantes dos distritos. Com a territorialização do complexo eucalipto-papel-celulose na região, houve um êxodo rural importante, impactando as características socioculturais que faziam a identidade das comunidades, gerando um desequilíbrio ambiental notável. Este trabalho propõe entender essas mudanças, a partir da leitura que os próprios moradores fazem da chegada do eucalipto, e de qual maneira essas transformações de uso da terra e da apropriação capitalista do território alteraram a identidade territorial dessas comunidades rurais. O trabalho é fundado na abordagem teórica e metodológica da geografia social, que considera o sujeito no centro das produções territoriais e, por isso, as metodologias de pesquisa qualitativas são utilizadas, com base em entrevistas semi-dirigidas, para identificar a amplitude das mudanças ocorridas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA NERA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.