Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-09-28. Leia a versão mais recente.

Agricultura camponesa e produção de alimentos na Amazônia: uma análise sobre os polos agroflorestais em Rio Branco, Acre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.8425

Palavras-chave:

Campesinato, Políticas públicas, Programa de Aquisição de Alimentos.

Resumo

Este artigo faz uma análise a respeito dos desafios enfrentados pela agricultura familiar camponesa na produção de alimentos em Rio Branco-AC. Tal análise baseou-se no contexto histórico de formação e recriação do campesinato amazônico-acriano e na ação contraditória do Estado enquanto protagonista das iniciativas desenvolvimentistas no Acre a partir da década de 1970. A pesquisa foi realizada a partir de levantamento bibliográfico e entrevistas semi-estruturadas. Por meio da metodologia utilizada, analisamos as ações do Estado no processo de criação de políticas de incentivo à agricultura familiar camponesa - como o Pronaf e o PAA - e a importância dessas políticas no âmbito dos projetos de assentamento, neste caso os Polos Agroflorestais. Além disso, evidenciamos as principais dificuldades enfrentadas pelos camponeses na produção de alimentos para o mercado local, considerando, principalmente, a queda nos investimentos e o despreparo do governo para resolver tais questões. Nessa perspectiva, e tendo em vista o atual sucateamento das políticas públicas, pensar em desenvolvimento rural parece uma realidade cada vez mais distante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Gabriel da Silva Moraes, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém Pará, Brasil

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e Mestrando em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Karina Furini da Ponte, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Presidente Prudente. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Presidente Prudente. Atualmente é professora na Universidade Federal do Acre (UFAC).

Downloads

Publicado

2022-09-28

Versões

Como Citar

da Silva Moraes, L. G., & da Ponte, K. F. (2022). Agricultura camponesa e produção de alimentos na Amazônia: uma análise sobre os polos agroflorestais em Rio Branco, Acre. REVISTA NERA, 25(63), 143–163. https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.8425

Edição

Seção

Artigo original