MST E IDEOLOGIA: A TEORIA E A PRÁTICA NO ASSENTAMENTO CELSO FURTADO EM QUEDAS DO IGUAÇU/PR/ MST and ideology: theory and practice at Celso Furtado settlement in Quedas do Iguaçu/PR/ MST e ideología: la teoría y la práctica en el asentamiento Celso Furtado en Quedas do Iguaçu/PR
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i41.5004Palavras-chave:
Ideologia, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), reforma agrária.Resumo
A realidade agrária brasileira ainda é complexa. A concentração de terras faz do Brasil um dos líderes nessa questão. A criação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) em 1984 propôs, além da luta pela reforma agrária e pelas terras, a luta pelo Socialismo. Visto que o sistema político e produtivo socialista é complexo, o objetivo desta pesquisa se centrou em identificar se os assentados pela reforma agrária compartilham da ideologia socialista pregada pelas falas dos dirigentes do MST e pelo programa agrário definido pelo movimento. Para atender a este objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo onde se aplicou formulários em famílias do Projeto de Assentamento Celso Furtado, localizado no município de Quedas do Iguaçu/PR. Os resultados da pesquisa mostram que a grande maioria dos assentados da amostra não compreende ou mesmo nunca ouviu falar do Socialismo, também não tem amplo conhecimento sobre outras práticas e símbolos ligados ao ideário do MST. Apesar do pouco conhecimento teórico, grande parte dos assentados mantêm práticas ligadas a ideias constituídas a partir de experiências coletivas e individuais quando em contato direto com lideranças do MST, especialmente no acampamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.