Consolidación de redes locales de semillas y rescate de saberes ancestrales en comunidades del piedemonte amazónico colombiano / Consolidação de redes locais de sementes e resgate de saberes ancestrais em comunidades do sopé amazônico colombiano / The consolidation of local seed networks and the preservation of ancestral knowledge in the communities of Amazonian piedmont, Colombia
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v27i4.10592Palavras-chave:
Agricultura tradicional, Redes de guardianes de semilla, Diálogo de saberes, Soberanía alimentariaResumo
Os povos indígenas vêm mantendo ao longo do tempo um legado de conhecimentos, tradições e práticas produtivas associadas às sementes nativas e crioulas que constituem um patrimônio de valor imaterial para suas comunidades e para a sociedade em geral. No entanto, tem enfrentado vários fenômenos que ameaçam a riqueza e a identidade que possuem através da erosão cultural e da perda de biodiversidade. Para enfrentar este fenômeno, foi implementado um processo piloto que visa fortalecer os Sistemas Territoriais de Inovação com uma abordagem diferencial que permitisse consolidar processos locais e comunitários na valorização, resgate, produção e conservação de sementes nativas e crioulas em territórios da comunidade Kamëntsá Biyá (Putumayo-Colômbia). As ações se concentraram em criar uma rede de guardiões e fornecer sementes nativas e crioulas para o estabelecimento de espaços “chagras” comunitários; promover a formação de uma rede local de guardiões de sementes nativas e crioulas; e recuperar sementes de milho perdidas pela comunidade por meio de um processo denominado “rematriação”. A implementação da iniciativa representou um desafio na integração dos interesses e visões da comunidade do sopé amazônico e das trajetórias de intervenção a partir da institucionalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA NERA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.