Trajetórias da produção agrícola e do autoconsumo na agricultura familiar de Salvador das Missões/RS: uma análise longitudinal entre os anos de 2002 e 2017 / Trajectories of agricultural production and self-consumption in family farming in Salvador das Missões/RS: a longitudinal analysis between 2002 and 2017 / Trayectorias de producción agrícola y autoconsumo en la agricultura familiar en Salvador das Missões/RS: un análisis longitudinal entre 2002 y 2017
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v26i65.9184Résumé
O artigo analisa as diferentes configurações assumidas pela produção para autoconsumo na trajetória da agricultura familiar de Salvador das Missões-RS. Para isso, o artigo conta com um estudo longitudinal de 58 famílias, cujos dados, por meio de questionários estruturados, foram coletados em janeiro de 2003 (referentes ao ano de 2002) e janeiro de 2018 (referentes ao ano 2017). Os resultados apontam que mudanças produtivas (incremento da produção de commodities e outros cultivos comerciais), demográficas (envelhecimento e diminuição do tamanho da família) e socioeconômicas (previdência e migrações urbanas) influenciam a prática da produção para autoconsumo. Embora presente em diferentes trajetórias familiares, ao longo dos anos, a produção para autoconsumo foi perdendo importância absoluta e relativa, ainda que respondendo por valores per capita expressivos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVISTA NERA 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.