AS FRONTEIRAS DA ACUMULAÇÃO DO CAPITAL NO SUL GLOBAL / The frontiers of capital accumulation in the global South / Las fronteras de la acumulación de capital en el Sur global
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i60.8922Résumé
O capital precisa constantemente de terras e mercados para garantir a acumulação do capital. Para isso é necessário promover novas narrativas e normativas que justifiquem tais apropriações. A partir disso, o objetivo deste artigo é realizar uma discussão acerca das diferentes fronteiras da acumulação do capital, destacando as políticas agrárias e a expansão do agronegócio, especialmente no Brasil, porém sem perder a escala de análise do Sul global. Diferentes agentes tem uma atuação importante neste processo, o Estado age na identificação de áreas para a expansão não apenas do agronegócio, mas de todas as atividades que visam a exploração de diferentes recursos, como água, mineração e ventos.
Como citar este artigo:
PEREIRA, Lorena Izá; ORIGUÉLA, Camila Ferracini. As fronteiras da acumulação do capital no Sul global. Revista NERA, v. 24, n. 60, p. 08-22, set.-dez., 2021.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.