REFORMA AGRÁRIA E AGROECOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ACAMPAMENTO HERDEIROS DA TERRA DE 1° DE MAIO – PARANÁ / Agroecology and land reform: reflections in reliance on experiences at Herdeiros da Terra de 1º de Mario – Paraná / Agroecología y reforma agraria: reflexiones a partir de las experiencias del campamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio – Paraná
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i57.8504Mots-clés :
Agroecologia, reforma agrária, acampamento, MST.Résumé
Este texto problematiza o processo de incorporação e desenvolvimento da Agroecologia em áreas de reforma agrária proposto pelo principal movimento socioterritorial do campo no Brasil, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Para tanto, analisa as práticas agroecológicas no acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, localizado nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras, no Paraná. Por meio de pesquisa participante, realização de entrevistas e análise de documentos, o artigo detalha como a Agroecologia foi sendo construída em meio ao processo de reorganização territorial do acampamento. O texto examina uma etapa fundamental para a consolidação da Agroecologia nas áreas de reforma agrária, dado que as experiências do período da ocupação orientam os sistemas produtivos desenvolvidos após a conquista da terra. Apesar das dificuldades para sua territorialização, a pesquisa identificou a permanência da Agroecologia ao longo dos cinco anos do acampamento e um potencial para a consolidação das práticas agroecológicas, considerando-se os recursos territoriais e o interesse dos sujeitos, desde que a área seja destinada para a reforma agrária.
Como citar este artigo:
MELLO, Juliana Cristina de; FINATTO, Roberto Antônio; EDUARDO, Márcio Freitas. Reforma agrária e Agroecologia: reflexões a partir das experiências do acampamento Herdeiros da Terra de 1° de Maio - Paraná. Revista NERA, v. 24, n. 57, p. 255-282, Dossiê I ELAMSS, 2021.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.