Estrangeirização de terras agrícolas dos Estados Unidos nos anos 1970: análise de um debate público / Foreignization of agricultural land in the United States in the 1970s: analysis of a public debate / Extranjerización de tierras agrícolas en Estados Unidos en la década de 1970: análisis de un debate público
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v26i65.8459Mots-clés :
Questão agrária, land grabbing, estrangeirização de terras, Estados Unidos da América.Résumé
O interesse global em terras agrícolas, ao mesmo tempo que assume centralidade na questão agrária no século XXI, não é um processo recente. Diferentemente do que frequentemente é colocado nas discussões, os países do Centro além de serem operadores da estrangeirização de terras dos países Periféricos, também se constituem alvos do processo, não apenas na contemporaneidade. Assim, o objetivo do artigo é analisar o debate sobre a estrangeirização de terras agrícolas dos Estados Unidos durante a década de 1970. Argumentamos que abordar o caso estadunidense é importante, uma vez que permite cada vez mais a compreensão da estrangeirização como um elemento estrutural da questão agrária e, consequentemente, do avanço das relações capitalistas no campo, não sendo presente em apenas um momento histórico ou em determinadas regiões. Com o artigo é possível concluir que a estrangeirização assume características ímpares no espaço e no tempo e impactos diversos nas múltiplas escalas.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVISTA NERA 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.