O "PASSAR A BOIADA" NA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA / The “passar a boiada” on the Brazilian agrarian question in times of pandemic / El "passar a boiada" sobre la cuestión agraria brasileña en tiempos de pandemia
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i56.8314Mots-clés :
Questão agrária, meio ambiente, alimentação, políticas públicas.Résumé
A pandemia do novo Coronavírus tornou mais explícita uma questão estrutural no Brasil: o par inseparável concentração e desigualdade. Se não bastasse todas as dimensões da vida afetadas com as consequências da pandemia e o negacionismo em torno do vírus, o governo brasileiro aproveitou o momento para “passar a boiada”, isto é, para encaminhar/aprovar reformas que, ao menos teoricamente, necessitam de um amplo debate por parte da sociedade. Este cenário é marcado por contradições, pois ao mesmo tempo em que há o avanço do agronegócio, há o aumento da insegurança alimentar, sendo este último essencial no combate aos efeitos da pandemia. As resistências também são renovadas/recriadas e o poder da alimentação é, mais uma vez, colocado no centro. O objetivo deste texto é evidenciar as contradições da narrativa em torno da necessidade de expansão do agronegócio e como que em tempos de pandemia aproveita-se para encaminhar/aprovar medidas de interesse geral, especialmente relacionadas à questão ambiental/fundiária. Embora não estejam diretamente relacionados com o tema da pandemia, os artigos do número 56 da Revista NERA mostram a multiplicidade da questão agrária, para além do campesinato e em diferentes regiões deste país de dimensões continentais.
Como citar este artigo:
PEREIRA, Lorena Izá; COCA, Estevan Leopoldo de Freitas; ORIGUÉLA, Camila Ferracini. O “passar a boiada” na questão agrária brasileira em tempos de pandemia. Revista NERA, v. 24, n. 56, p. 08-23, jan.-abr., 2021.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.