A GEOGRAFIA E A HISTÓRIA DA LUTA PELA TERRA EM MATO GROSSO DO SUL / The geography and history of the struggle for land in Mato Grosso do Sul: achievements and challenges to the peasantry / La geografía y la historia de la lucha por la tierra en Mato Grosso do Sul: logros y desafíos para el campesinado
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.7850Mots-clés :
Latifúndio, Movimentos Socioterritoriais, Reforma agrária, Luta pela Terra.Résumé
Resumo:Este artigo tem o objetivo contribuir para uma reflexão acerca da questão agrária em Mato Grosso do Sul. Relatamos os processos históricos da grilagem de terra e expulsão das populações do campo pelo capital monopolista que teve como consequência, por um lado, a concentração da terra e o desenvolvimento do capitalismo no campo, mas por outro, fez com que os sujeitos excluídos se organizassem para lutar pela recriação camponesa por meio dos movimentos socioterritoriais. Esta luta levou a territorialização camponesa expressa na conquista dos assentamentos rurais no estado. A metodologia do artigo tem como base, em sua primeira parte, a discussão teórica a partir de livros, artigos de periódicos e teses de doutorado relacionada à luta pela terra no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul. Na segunda parte desenvolvemos pesquisa de campo junto aos órgãos federal, Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e estadual, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do Mato Grosso do Sul (AGRAER).
Como citar este artigo:
ASSUNÇÃO, Adenilso dos Santos; CAMACHO, Rodrigo Simão. A geografia e a história da luta pela terra no Mato Grosso do Sul: conquistas e desafios para o campesinato. Revista NERA, v. 25, n. 62, p. 22-50, jan.-abr., 2022.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2022-11-23 (2)
- 2022-01-19 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVISTA NERA 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.