O LEGADO DA CONCENTRAÇÃO DE TERRA NO BRASIL E SEUS EFEITOS SOBRE A SOBERANIA ALIMENTAR: O CASO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES CRIOULAS DO MPA/ The legacy of land concentration in Brazil and its effects on food sovereignty: the case of MPA´s creole seed production/ El legado de la concentración de tierra en Brasil y sus efectos sobre la soberanía alimentaria: el caso de la producción de semillas criollas del MPA
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i55.6523Mots-clés :
Justiça socioambiental, Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), soberania alimentar.Résumé
A perda da agrobiodiversidade, representada pela substituição das sementes crioulas por sementes transgênicas e híbridas nos sistemas agroalimentares dos camponeses, pode ser caracterizada como um efeito não apenas de injustiças socioambientais atuais, mas, sobretudo, resultado de um legado histórico do conflito socioambiental fundador da concentração de terra no Brasil. Este artigo objetiva analisar como essas injustiças socioambientais foram instaladas e perpetuadas à luz da experiência do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA/Brasil) com a produção de sementes crioulas e convencionais, no período de 2004 a 2014, no estado de Santa Catarina. A pesquisa de campo foi realizada entre 2015 e 2016 com camponeses, dirigentes do MPA, pesquisadores e gestores envolvidos no processo por meio de entrevistas e visitas in loco. Desse processo pode-se concluir que o legado da concentração de terra no país permanece como um dos principais conflitos socioambientais atuais, aprofundado por uma matriz tecnológica excludente que mantém e reforça os condicionantes para uma injustiça socioambiental no campo.
Como citar este artigo:
ALMEIDA, Suenia Cibeli Ramos. O legado da concentração de terra no Brasil e seus efeitos sobre a soberania alimentar: o caso da produção de sementes crioulas do MPA. Revista NERA, v. 23, n. 55, p. 63-90, set.-dez., 2020.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.