O ARROZ ECOLÓGICO TERRA LIVRE: DESENVOLVIMENTO E COMPROMISSO SOCIAL/ The ecological rice Terra Livre: development and social commitment/ El arroz ecológico Terra Livre: desarrollo y compromiso social
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6479Mots-clés :
Produção orgânica, reforma agrária, agroecologia, arroz orgânicoRésumé
A produção orgânica vem assumindo uma inegável importância. No Rio Grande do Sul, se destaca a produção orgânica de arroz gerado especialmente em assentamentos de reforma agrária. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é discutir o surgimento e a evolução da produção do arroz ecológico Terra Livre, considerando alguns pontos importantes desse processo. Para darmos conta do objetivo aqui proposto, realizamos uma revisão bibliográfica e documental sobre o tema. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de cunho qualitativo a partir da análise dos dados obtidos nas entrevistas realizadas em profundidade. Na safra de 2016/2017, foram produzidas 550 mil sacas por 616 famílias em 22 assentamentos e 16 municípios diferentes. Essa produção é comercializada com a marca arroz Terra Livre e certificada como produto orgânico. Na atualidade, o principal desafio apontado pelos assentados é a comercialização, especialmente devido ao declínio nos últimos anos das políticas públicas para a agricultura familiar. Apesar disso, os resultados dessa iniciativa vêm demonstrando a importância de um projeto alicerçado em uma agricultura mais sustentável como força motriz de um processo de desenvolvimento diferenciado e com compromisso social.
Como citar este artigo:
POLLNOW, Germano Ehlert; CALDAS, Nádia Velleda; SPERLING, Daiane Roschildt. O arroz ecológico Terra Livre: desenvolvimento e compromisso social. Revista NERA, v. 23, n. 51, p. 260-278, jan.-abr., 2020.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.