PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO EM TRÊS LAGOAS/MS: DESDOBRAMENTOS E ENTRAVES PARA A RECRIAÇÃO DO CAMPESINATO/National Land Credit Program in Três Lagoas/MS: unfoldment and obstacles for peasantry recreation

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i49.5779

Mots-clés :

Programa Nacional de Crédito Fundiário, Reforma Agrária de Mercado, Assentamentos Rurais, Campesinato, Recriação Camponesa.

Résumé

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC), de 2003, é uma modalidade de acesso à terra por meio de crédito para aquisição de terras, viabilizado pelo Governo Federal e destinado aos camponeses sem terra ou com pouco terra, mas criticado pelos movimentos sociais com sendo uma reforma agrária de mercado, desde o Programa Cédula da Terra (1996). Este trabalho tem como objetivo a aproximação, teórica e empírica, com a temática da Reforma Agrária de Mercado (RAM) e com os assentamentos de crédito fundiário existentes no município de Três Lagoas (MS): Palmeiras e Paulistinha. Por meio da pesquisa foi possível compreender alguns aspectos da dinâmica da reprodução camponesa, bem como as contradições engendradas nesses assentamentos rurais criados a partir do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luana Fernanda Luiz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Câmpus de Três Lagoas.

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).  Bolsista CAPES. Email: luana_fernanda@hotmail.com.

Téléchargements

Publiée

2019-05-02

Comment citer

Luiz, L. F., & Nardoque, S. (2019). PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO EM TRÊS LAGOAS/MS: DESDOBRAMENTOS E ENTRAVES PARA A RECRIAÇÃO DO CAMPESINATO/National Land Credit Program in Três Lagoas/MS: unfoldment and obstacles for peasantry recreation. REVISTA NERA, (49), 83–110. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i49.5779

Numéro

Rubrique

Artigo original