AS CONTRIBUIÇÕES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA ATRAVÉS DA ITCP/UNIFAL-MG E O PAPEL DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DA ASSOCIAÇÃO SABOR & SAÚDE, VARGINHA - MINAS GERAIS/The contributions of solidarity economy through ITCP/UNIFAL-MG and the role of the Food Acquisition Program (PAA) to local development: the case of Associtation Flavor & Health, Varginha – Minas Gerais/Las contribuciones de la economía solidaria a través de la ITCP/UNIFAL-MG y el papel del Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para el desarrollo local: El caso de la Associação Sabor & Saúde, Varginha – Minas Gerais
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i44.5388Mots-clés :
Agricultura familiar, desenvolvimento local, economia solidária, programa de aquisição de alimentosRésumé
A partir do processo de formação oferecido pela ITCP/UNIFAL-MG à Associação Sabor & Saúde, situada em Varginha, Minas Gerais, busca-se por meio deste trabalho, analisar se já houve evolução na gestão e produção das relações associativistas, por meio da prática de princípios da economia solidária. Busca-se, também, analisar como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficiou a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento local. A análise das contribuições se dá a partir da construção teórica sobre economia solidária, desenvolvimento local, incubadoras tecnológicas de cooperativas populares, agricultura familiar e o PAA. Foi realizada uma pesquisa qualitativa. Os dados coletados foram analisados pela técnica de Análise do Discurso, na vertente francesa. Ao final, os agricultores percebem que a atuação da ITCP/UNIFAL-MG contribui para ações coletivas de produção e gestão da Associação, bem como, o PAA promove o reconhecimento do trabalho dos agricultores familiares. Desse modo, tem-se que os agricultores percebem que o PAA junto à economia solidária contribui para o desenvolvimento local.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.