O PAPEL DA AGRICULTURA ENTRE AS FAMÍLIAS PLURIATIVAS ASSENTADAS EM REGIÃO METROPOLITANA: O CASO DO ASSENTAMENTO MILTON SANTOS EM AMERICANA E COSMÓPOLIS/SP/ The role of agriculture among pluriactive families settled around on metropolitan region: the case of the Milton Santos settlement in Americana and Cosmópolis/SP/ El papel de la agricultura entre las familias pluriactivas asentadas en zona metropolitana: el caso del asentamiento Milton Santos en Americana y Cosmópolis/SP
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i41.5097Mots-clés :
Projeto de Desenvolvimento Sustentável, assentamentos periurbanos, pluriatividade, reforma agrária, multifuncionalidade da agricultura.Résumé
A partir da década de 2000, o Estado brasileiro criou assentamentos denominados Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS). No estado de São Paulo, estes PDS estão em grande parte localizados em regiões metropolitanas. Neste contexto, buscamos examinar o papel da agricultura na estratégia de vida das famílias pluriativas do assentamento periurbano Milton Santos. Para tal intuito, levantamos elementos de contextualização do assentamento, de caracterização das famílias pluriativas, de suas estratégias e de suas práticas agrícolas, além de considerarmos indicadores de renda familiar. Constatamos que a atividade agrícola desempenha papel multifuncional, possibilitando notadamente aos assentados com poucas chances de inserção no mercado de trabalho a realização de atividades produtivas geradoras de renda, contribuindo para uma perspectiva de desenvolvimento sustentável.
Palavras chaves: Projeto de Desenvolvimento Sustentável, assentamentos periurbanos, pluriatividade, reforma agrária, multifuncionalidade da agricultura.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.