DAS “ESCOLINHAS DE FAVORES” À “ESCOLA DE DIREITO”: A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GOIÁS/From the "little school of favors" to "school right ": the rural education in the municipality of Goiás

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i43.5030

Mots-clés :

Escola do campo, Família camponesa, Luta pela terra, Direito à educação.

Résumé

Os propósitos da Educação do Campo nasceram junto com a luta pela terra, em decorrência do processo constitutivo da sociedade brasileira, que, tradicionalmente, negligencia as populações do campo. Este trabalho objetivou analisar a inter-relação entre a busca pela terra e pelo direito à educação na trajetória dos 30 anos de “Reforma Agrária” no município de Goiás e refletir sobre a transição da “escola de favor” para a “escola de direito”. Foram realizados estudos bibliográficos, documentais e entrevistas sobre a educação no/do campo no município de Goiás. A luta pela terra e pela educação do campo nesse município iniciou-se em 1985. Naquele contexto, havia, no campo, apenas escolas multisseriadas, vistas como dádivas à classe camponesa. Já em 2015, o município de Goiás possuía 23 Projetos de Assentamentos, com 722 famílias que lutam pela educação e permanência no campo. A pesquisa demonstra que a mobilização pela Reforma Agrária trouxe, às famílias camponesas, a consciência de direitos sociais. Ademais, o direito à educação vem sendo exigido e conquistado, no entanto, ainda necessita avançar em seus aspectos estruturais e pedagógicos. O artigo resulta de pesquisa realizada junto ao programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás, no período de 2014 a 2016.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Dorcelina Aparecida Moreira, Universidade Federal de Goiás

Professora de Rede Municipal de Ensino da Cidade de Goiás-GO

Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás

Pesquisadora na area da Luta Camponesa e Educação do Campo.

Téléchargements

Publiée

2018-04-27

Comment citer

Moreira, D. A. (2018). DAS “ESCOLINHAS DE FAVORES” À “ESCOLA DE DIREITO”: A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GOIÁS/From the "little school of favors" to "school right ": the rural education in the municipality of Goiás. REVISTA NERA, (43), 153–176. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i43.5030

Numéro

Rubrique

Artigo original