A MODERNIDADE DO CAMPO E AS TRANSFORMAÇÕES DAS RELAÇÕES HIERÁRQUICAS/The modernity of the countryside and the transformation of the hierarchical relations
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i35.4455Mots-clés :
Comunidade rural, Mundo do trabalho, Relações de gêneroRésumé
Este artigo teve como objetivo compreender as relações de trabalho vivenciadas no decorrer das transformações que historicamente se acentuam no espaço rural nortemineiro e a visibilidade dada ao trabalho da mulher diante das reconfigurações que se instalam neste espaço. Para alcançar este intento, a comunidade Gameleira foi escolhida como lócus desta reflexão e serviu de palco para as interpretações hora apresentadas. Utilizando os procedimentos da pesquisa etnográfica, este artigo é um esforço interpretativo sobre os processos sociais vividos. Como resultado desta investigação, desenvolvida a partir dos nomes dados ao trabalho feminino, fica evidente as estratégias utilizadas pelo homem para permanecer no papel de “chefe de família”, assim como a ressignificação do papel da mulher na comunidade e a sua visibilidade em decorrência das novas atividades que ela passa a exercer diante do novo cenário fruto da modernidade do campo.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.