ELEMENTOS CAMPONESES NA AGROPECUÁRIA DO MUNICÍPIO DE MARMELEIRO (PR)/ Peasants elements in agriculture of Marmeleiro city (PR)/Elementos campesinos en la agropecuaria del municipio de Marmeleiro (PR)
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4431Mots-clés :
Mecanização, Elementos camponeses, Temporalidades.Résumé
O objetivo principal deste estudo é identificar e compreender a permanência de elementos camponeses na agropecuária do município de Marmeleiro - localizado no Sudoeste do Paraná - após a implantação e contínua expansão da chamada modernização da agricultura. Para isso, identificaram-se os diferentes ritmos de tempo presentes na produção agropecuária, tanto os lentos como os mais rápidos, por meio dos conceitos de tempo e território e, das noções de territorialidade e temporalidade. Com isso, demostrar-se-á os ritmos de tempo, destacando-se as permanências. Para tanto, analisou-se a produção de aves e fumo, através do sistema de integração; a produção de grãos (soja e milho); a produção de leite e a produção para o consumo familiar, demonstrando-se como essas atividades interferem no ritmo de tempo dos agricultores, coexistindo com elementos camponeses que ainda estão presentes e são importantes no município estudado.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.