PROJETOS AGROECOLÓGICOS EM COMUNIDADE QUILOMBOLA: ANÁLISE A PARTIR DO TERRITÓRIO/ Agroecological projects in the community quilombola: an analysis from the territory/ Proyectos agroecológicos en comunidades quilombola: análisis a partir del territorio
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i41.4398Mots-clés :
Sistemas agroflorestais, reserva extrativista, agroecologia, populações tradicionais.Résumé
Com o reconhecimento das comunidades quilombolas, o Estado passou a implementar Políticas Agroecológicas visando seu desenvolvimento. Considerando que o território pode ser um importante instrumento de análise de projetos nesta temática e aqueles que abrangem suas diferentes perspectivas, têm maiores chances de resultados efetivos, o objetivo deste trabalho foi avaliar as ações agroecológicas na comunidade quilombola Mandira, em Cananéia/SP. O trabalho foi realizado entre 2011 e 2013 com técnicas qualitativas. Os projetos analisados foram: criação da Reserva Extrativista e manejo de recursos; e implantação de sistemas agroflorestais (SAF). A criação da Reserva proporcionou maior sustentabilidade e remuneração, mas tem mostrado indícios de redução dos estoques naturais, especialização na atividade e redução da produção para autoconsumo. O projeto de SAF proporcionou maior diversidade de produtos e autonomia, formação de capital social e alimentação saudável, indicando que a perspectiva territorial pode contribuir para resultados mais efetivos e na análise de projetos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.