PRODUÇÃO DE SEMENTES E MELHORAMENTO DE HORTALIÇAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR EM MANEJO ORGÂNICO (seed production and vegetables breeding for smallholder farming in organic management)

Auteurs

  • Antonio Ismael I. Cardoso Universidade Estadual Paulista
  • Pedro Jovchelevich Universidade Estadual Paulista
  • Vladimir Moreira Universidade Estadual Paulista

Mots-clés :

sementes, agricultura orgânica, melhoramento participativo, hortaliças, agricultura familiar.

Résumé

No Brasil já existem mais de 19 mil propriedades certificadas orgânicas, principalmente agricultores familiares, e o mercado orgânico cresce continuamente nos últimos anos. A agricultura biodinâmica, agricultura orgânica, natural e agroecológica deixaram de ser alternativas e passaram a ser aceitas oficialmente como sistemas de produção agrícola, a partir da lei da agricultura orgânica (lei 10.831/03). Em 2008 esta lei foi regulamentada e, em relação ao uso de sementes, foi aprovado um prazo de cinco anos para obrigatoriedade do uso de sementes oriundas do manejo orgânico. O uso de sementes adaptadas ao manejo adotado pelo agricultor e às condições locais são essenciais para seu sucesso, autonomia e menor dependência de insumos externos, principalmente com a atual situação de mudanças climáticas. O melhoramento participativo é um processo coletivo onde se valoriza o conhecimento do agricultor no manejo e qualidade do produto, aliado ao conhecimento do melhorista nas técnicas de seleção. Outro fator valorizado é a conservação da agrobiodiversidade ou do germoplasma local de plantas cultivadas a várias gerações pelos agricultores de uma determinada comunidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

Cardoso, A. I. I., Jovchelevich, P., & Moreira, V. (2012). PRODUÇÃO DE SEMENTES E MELHORAMENTO DE HORTALIÇAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR EM MANEJO ORGÂNICO (seed production and vegetables breeding for smallholder farming in organic management). REVISTA NERA, (19), 162–169. Consulté à l’adresse https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1805

Numéro

Rubrique

NOTAS