REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS ASSENTADOS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i6.1458Mots-clés :
assentado, assentamento, eleição municipal, assentado-candidato, assentado-eleitor.Résumé
Este artigo faz uma reflexão sobre a participação dos assentados na eleição municipal de 2000 no Estado do Ceará, como candidato a um mandato no Legislativo ou no Executivo e o assentado como eleitor. Entendo assentado como sendo aqueles camponeses que receberam terras por meio dos instrumentos desapropriação por interesse social, desapropriação por interesse público ou compra. Portanto, ficam excluídos os camponeses atendidos pelos Programas de Compra e Venda de Terra, no caso do Ceará os Projetos São José e o Cédula da Terra. Neste contexto, busco entender as razões da candidatura do assentado por um determinado partido, bem como, em quais candidatos prefeito, viceprefeito, e vereador o assentado vota. Para fazer esta reflexão, o presente artigo, está dividido em duas partes. A primeira qual o significado dos termos assentado/assentamento. A segunda parte discuto o assentado candidato e o assentado eleitor.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.