A expansão da fronteira agrícola no norte do estado de Mato Grosso e o surgimento das cidades “plantadas”: Sinop (MT), uma cidade do agronegócio? / The expansion of the agricultural frontier in the north of the state of Mato Grosso and the emergence of “planted” cities: Sinop (MT), an agribusiness city? / La expansión de la frontera agrícola en el norte del estado de Mato Grosso y el surgimiento de ciudades “plantadas”: Sinop (MT), una ciudad del agronegocio?
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v27i2.10101Mots-clés :
Relação campo-cidade, Agronegócio, SojaRésumé
A relação campo-cidade é intensificada com o avanço do mercado produtivo do agronegócio. Torna-se relevante destacar que as formas de resistência a esse mercado produtivo são intrínsecas às paisagens da cidade e do campo, em quintais produtivos, chácaras, quilombos, entre outras formas de uso e ocupação do espaço geográfico, diversificando as maneiras com as quais a sociedade se relaciona com a natureza. Neste artigo, pretende-se discutir o processo de implantação e estruturação de uma cidade “plantada” na fronteira agrícola no norte do estado de Mato Grosso (MT), especificamente a cidade de Sinop, para posteriormente entender se ela pode de fato ser classificada como uma cidade do agronegócio. Para isso, fez-se uso de pesquisa bibliográfica e documental, principalmente de dados do IBGE e pesquisa de campo para a análise da paisagem urbana, tendo em vista que o principal foco é a cidade. Espera-se que este texto possa contribuir para o avanço das discussões inerentes à cidade em questão, em especial sobre o seu papel polarizador na região em que está inserida.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVISTA NERA 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.