Responsabilidades

Autores(as)

  • As ideias e conceitos divulgados nos artigos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as). Os termos de direitos autorais aplicados ao conteúdo publicado devem ser claramente declarados e separados dos termos de direitos autorais aplicados ao site da Revista NERA.
  • Os(as) autores(as) devem apresentar uma descrição precisa do trabalho realizado e uma discussão objetiva de sua importância, garantindo a precisão dos dados apresentados.
  • Não devem submeter o mesmo manuscrito simultaneamente a mais de uma publicação, prática conhecida como publicação duplicata, sendo necessário anexar no momento da submissão a declaração de ineditismo do artigo.
  • Devem assegurar que seus trabalhos sejam originais e que qualquer uso de palavras ou ideias de outros autores seja devidamente citado e referenciado.
  • Os manuscritos submetidos como artigos originais devem refletir exclusivamente a contribuição intelectual dos próprios autores, sem reprodução indevida de conteúdos preexistentes. No momento da submissão, é obrigatória a inclusão de uma declaração de ineditismo do artigo.
  • A prática de plágio, seja em formato de plágio-cópia, plágio pastiche e autoplágio, é  um comportamento editorial antiético e inaceitável.
  • Os autores devem garantir que seu manuscrito não tenha sido publicado anteriormente.
  • A autoria deve ser restrita àqueles que contribuíram de maneira substancial para a concepção, execução e interpretação do estudo. Em artigos com múltiplos autores, é necessário o envio da declaração de contribuição individual, na qual deve ser especificada a contribuição de cada autor de acordo com a Taxonomia CRediT, acompanhada das devidas assinaturas.
  • É responsabilidade do autor correspondente assegurar que todos os coautores que contribuíram significativamente para a pesquisa sejam devidamente incluídos na lista de autoria e que haja um consenso entre todos os autores quanto à submissão do artigo. A definição da autoria e a ordenação dos nomes dos autores ocorrem na etapa de metadados do processo de submissão, sendo impraticável qualquer alteração posterior, inclusive a inclusão de novos autores ou a modificação da ordem de autoria.
  • Os(as) autores(as) devem divulgar qualquer conflito de interesse financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou interpretações de seu manuscrito, bem como indicar todas as fontes de financiamento no momento da submissão.
  • É obrigatório que os autores declarem, tanto no resumo quanto na seção de métodos ou equivalente, o uso de ferramentas de inteligência artificial na pesquisa e redação do artigo, incluindo as fontes de dados e a natureza da contribuição da IA. Os autores devem garantir a precisão das referências geradas pela IA, verificando a existência das fontes e a relevância das citações para as afirmações realizadas.
  • Se um(a) autor(a) descobrir um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado, ele deve notificar imediatamente os editores da revista para a devida retratação.

Editores(as) e Conselho Editorial

  • Decidir quais manuscritos submetidos à revista devem ser encaminhados para a avaliação científica e publicados, seguindo as diretrizes para autores e políticas editoriais da Revista NERA e os requisitos legais relativos à difamação, violação de direitos autorais e similaridade não referenciada.
  • Fornecer diretrizes claras aos autores e membros do conselho científico sobre o processo de revisão por pares e suas responsabilidades.
  • Garantir que novos membros do conselho editorial recebam instruções sobre suas funções e manter os membros atuais atualizados sobre novas políticas e desenvolvimentos.
  • Avaliar manuscritos exclusivamente com base no mérito acadêmico e intelectual, sem discriminação de raça, idade, gênero, orientação sexual, deficiência, origem étnica, crença religiosa, cidadania, orientação política ou classe social dos autores.
  • Assegurar uma revisão por pares seja justa, imparcial e livre de conflitos de interesse, mantendo a confidencialidade de todas as informações relacionadas aos manuscritos e seguindo a política de avaliação por pares estabelecida pela Revista NERA.
  • Selecionar revisores apropriados para cada manuscrito.
  • Garantir que materiais inéditos contidos em manuscritos submetidos não sejam utilizados para pesquisa própria dos editores, membros do conselho editorial e membros do conselho científico sem o consentimento expresso dos(as) autores(as).
  • Tomar medidas cabíveis diante de reclamações éticas relacionadas a manuscritos submetidos ou publicados, seguindo os fluxogramas do COPE disponíveis em http://publicationethics.org/files/Full%20set%20of%20flowcharts.pdf;
  • Publicar correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpas sempre que necessário.
  • A Revista NERA reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão como princípio fundamental para o avanço do conhecimento científico. A revista valoriza a diversidade de ideias e abordagens teóricas, assegurando espaço para a manifestação de diferentes pontos de vista dentro dos parâmetros éticos e científicos estabelecidos e do escopo definido pela revista, isto é, a Geografia Agrária Crítica. A Revista NERA destaca que a liberdade de expressão no âmbito da publicação científica deve ser exercida com responsabilidade, respeitando os direitos humanos, a integridade intelectual, e evitando discursos discriminatórios, ofensivos ou que promovam a desinformação. Decisões editoriais relativas à aceitação, revisão ou rejeição de manuscritos são baseadas exclusivamente na qualidade científica, rigor metodológico e relevância para o escopo da revista, não em censura ou restrição indevida de opiniões.

Conselho Científico

  • A revisão por pares auxilia os editores e o conselho editorial na tomada de decisões editoriais e na melhoria dos manuscritos submetidos. Todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são avaliados pelo conselho científico identificado no site oficial da Revista NERA, não sendo encaminhados para revisores ad hocs.
  • Qualquer membro do conselho científico que se sinta inadequado para avaliar um manuscrito ou que não possa revisá-lo dentro do prazo estipulado deve informar imediatamente os editores para que outro revisor seja designado.
  • Os manuscritos enviados para o processo de revisão por pares são considerados documentos confidenciais e, portanto, sua divulgação é estritamente proibida. Essa proibição inclui a inserção total ou parcial dos manuscritos em plataformas de inteligência artificial.
  • Informações privilegiadas obtidas por meio da revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não utilizadas para benefício pessoal.
  • Os membros do conselho científico devem notificar os editores sobre qualquer evidência de apropriação indevida de material intelectual ou violação de direitos autorais nos manuscritos submetidos à avaliação.
  • As revisões devem ser conduzidas de forma objetiva e as observações devem ser apresentadas de maneira clara e argumentada, para auxiliar os autores na melhoria de seus artigos.
  • Os revisores devem avaliar os manuscritos com base no conteúdo acadêmico, sem discriminação por raça, idade, gênero, etnia, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, cidadania, orientação política ou classe social dos autores.
  • Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse decorrentes de relações competitivas, colaborativas ou outras conexões com os autores, empresas ou instituições relacionadas ao artigo.
  • A utilização de aplicações e conteúdo gerados por inteligência artificial no processo de avaliação por pares exige que os membros do conselho científico adotem práticas éticas e transparentes. O uso de IA deve ser explicitamente mencionado e devidamente justificado no parecer.