O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO PNLD CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA LUTA PELA TERRA / Rural schools, the education for and by the countryside and geography textbook / Escuelas rurales, educación del campo y el libro didáctico de geografía

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i58.7988

Palavras-chave:

Educação no campo, escolas rurais, livro didático de geografia, PNLD – Campo.

Resumo

A luta pela terra é realizada por meio de várias frentes. A Educação do Campo é uma delas e resultou em vários marcos legais que definem suas especificidades em defesa das populações rurais. Dentre esses marcos destacamos o Programa Nacional do Livro Didático do Campo, que possibilitou às escolas rurais acesso a livros didáticos adequados aos modos de vida e trabalho do campo. O objetivo deste artigo é a análise dos conteúdos de geografia presentes no material do Ensino Fundamental I do ano de 2016, buscando apontar se os conteúdos estão adequados à proposta de construção da Educação do Campo. A análise da política que resultou no livro didático pautou-se no Ciclo de Política de Ball e Bowe, e a análise do conteúdo do livro na perspectiva da Geografia Crítica. A pesquisa embasou-se em revisão bibliográfica e de leis e análise do material dos livros que compõem a coleção adotada no município de Alfenas - MG. A pesquisa diagnosticou que o conteúdo dos livros didáticos de geografia do PNLD Campo atende à proposta de Educação do Campo, evidenciando assim a potencialidade dessa política e indica também possíveis adequações dos conteúdos de forma a fortalecer a proposta e endossar que o conteúdo de geografia pode contribuir de forma fundamental à emancipação dos sujeitos.

 

Como citar este artigo:

MOURA, Felipe Moretto; AZEVEDO, Sandra de Castro de. O livro didático de geografia do PNLD Campo e suas contribuições na luta pela terra. Revista NERA, v. 24, n. 58, p. 56-80, mai.-ago., 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Moretto Moura, Universidade de São Paulo

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Geografia Humana (FFLCH-USP)  e formado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas-MG (Unifal-MG). 

Sandra de Castro de Azevedo, Universidade Federal de Alfenas - Minas Gerais

Professora  Adjunta, especialista em ensino de geografia, lotada no Instituto de Ciências da Natureza na Universidade Federal de Alfenas.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Moura, F. M., & Azevedo, S. de C. de. (2021). O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO PNLD CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA LUTA PELA TERRA / Rural schools, the education for and by the countryside and geography textbook / Escuelas rurales, educación del campo y el libro didáctico de geografía. REVISTA NERA, (58), 56–80. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i58.7988

Edição

Seção

Artigo original