A QUESTÃO DE GÊNERO NA GEOGRAFIA AGRÁRIA: ENTREVISTA COM ROSA ESTER ROSSINI/ The gender question in Agrarian Geography: Interview with Rosa Ester Rossini/ La cuestión de género en la Geografía Agraria: entrevista a Rosa Ester Rossini
Resumo
A Professora Rosa Ester Rossini dispensa comentários no que se refere à sua importância nos estudos da questão de gênero na geografia brasileira, sobretudo, com relação à trabalhadora rural dos canaviais paulistas. Nessa entrevista, ela nos mostra como sua trajetória pessoal permitiu que chegasse à graduação em Geografia na USP (Universidade de São Paulo), onde desenvolveu sua carreira de docente e pesquisadora, permanecendo ainda ativa, por meio de orientações, publicações, participação em eventos, entre outros. Também mostra a importância da escolha metodológica nas pesquisas sobre gênero, o machismo no meio acadêmico e as transformações dessas mulheres, ao longo de seus mais de 50 anos de pesquisas. Essa entrevista foi realizada em 11 de junho de 2019, quando ele participou de uma mesa redonda no V Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder e o III Simpósio Internacional de Geografia Política e Territórios Transfronteiriços, na UNIFAL-MG.
Como citar esta entrevista:
VALE, Ana Rute do. A questão de gênero na Geografia Agrária: Entrevista com Rosa Ester Rossini. Revista NERA, v. 23, n. 55, p. 409-426, set.-dez., 2020.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.