O LEGADO DA CONCENTRAÇÃO DE TERRA NO BRASIL E SEUS EFEITOS SOBRE A SOBERANIA ALIMENTAR: O CASO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES CRIOULAS DO MPA/ The legacy of land concentration in Brazil and its effects on food sovereignty: the case of MPA´s creole seed production/ El legado de la concentración de tierra en Brasil y sus efectos sobre la soberanía alimentaria: el caso de la producción de semillas criollas del MPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i55.6523

Palavras-chave:

Justiça socioambiental, Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), soberania alimentar.

Resumo

A perda da agrobiodiversidade, representada pela substituição das sementes crioulas por sementes transgênicas e híbridas nos sistemas agroalimentares dos camponeses, pode ser caracterizada como um efeito não apenas de injustiças socioambientais atuais, mas, sobretudo, resultado de um legado histórico do conflito socioambiental fundador da concentração de terra no Brasil. Este artigo objetiva analisar como essas injustiças socioambientais foram instaladas e perpetuadas à luz da experiência do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA/Brasil) com a produção de sementes crioulas e convencionais, no período de 2004 a 2014, no estado de Santa Catarina. A pesquisa de campo foi realizada entre 2015 e 2016 com camponeses, dirigentes do MPA, pesquisadores e gestores envolvidos no processo por meio de entrevistas e visitas in loco. Desse processo pode-se concluir que o legado da concentração de terra no país permanece como um dos principais conflitos socioambientais atuais, aprofundado por uma matriz tecnológica excludente que mantém e reforça os condicionantes para uma injustiça socioambiental no campo.

 

Como citar este artigo:

ALMEIDA, Suenia Cibeli Ramos. O legado da concentração de terra no Brasil e seus efeitos sobre a soberania alimentar: o caso da produção de sementes crioulas do MPA. Revista NERA, v. 23, n. 55, p. 63-90, set.-dez., 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suenia Cibeli Ramos Almeida, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

Sou graduada em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, realizei mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria/RS e doutorado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo. Sou pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Embrapa. Tenho experiência na área de pesquisa com agricultura familiar e camponesa, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, reforma agrária, organização social, política pública, pesquisa participativa e pesquisa ação, ecologia política e soberania alimentar. Fiz estágio sanduíche na Universidade do Arizona, em Tucson, no estado do Arizona, Estados Unidos da América do Norte, na Escola de Geografia e Desenvolvimento, na área de Ecologia Política.

Downloads

Publicado

2020-09-08

Como Citar

Almeida, S. C. R. (2020). O LEGADO DA CONCENTRAÇÃO DE TERRA NO BRASIL E SEUS EFEITOS SOBRE A SOBERANIA ALIMENTAR: O CASO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES CRIOULAS DO MPA/ The legacy of land concentration in Brazil and its effects on food sovereignty: the case of MPA´s creole seed production/ El legado de la concentración de tierra en Brasil y sus efectos sobre la soberanía alimentaria: el caso de la producción de semillas criollas del MPA. REVISTA NERA, (55), 63–90. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i55.6523

Edição

Seção

ARTIGOS