EDUCAÇÃO DO CAMPO: O EGRESSO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO NOROESTE DO RS/Field Education: the egress from the Pedagogy of Alternation in the Northwest of RS

Autores

  • Angelita Zimmermann Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA - Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP
  • Ane Carine Meurer

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.6370

Resumo

As Casas Familiares Rurais e a Pedagogia da Alternância surgiram na França, em 1935, e se expandiram mundialmente ao comungarem uma formação que articula educação e trabalho.O propósito do texto será apresentar uma análise preliminar acercado egresso, compreendendo as transformações percebidas na produção da vida dos alternantes da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Três Vendas - EEMCFRTV - Catuípe, noroeste do Rio Grande do Sul. Este artigo é fruto da pesquisa de doutorado em Geografia, em andamento desde 2016, a qual, numa abordagem qualitativa, além do aporte teórico e documental, se instrumentalizará em entrevistas, vivências e observações, na escola e nas moradias dos entrevistados. Espera-se, a partir da compreensão das contradições da questão agrária brasileira e do processo formativo EEMCFRTV,a ampliação de conhecimentos sobre a complexa relação entre formação e permanência do jovem no campo, inseridas na luta de classes e no “mundo do trabalho” deste período histórico, em decorrência do agronegócio.

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Publicado

2019-03-09

Como Citar

Zimmermann, A., & Meurer, A. C. (2019). EDUCAÇÃO DO CAMPO: O EGRESSO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO NOROESTE DO RS/Field Education: the egress from the Pedagogy of Alternation in the Northwest of RS. REVISTA NERA, (48), 154–173. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.6370

Edição

Seção

Artigo original