EDUCAÇÃO DO CAMPO: O EGRESSO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO NOROESTE DO RS/Field Education: the egress from the Pedagogy of Alternation in the Northwest of RS
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.6370Resumo
As Casas Familiares Rurais e a Pedagogia da Alternância surgiram na França, em 1935, e se expandiram mundialmente ao comungarem uma formação que articula educação e trabalho.O propósito do texto será apresentar uma análise preliminar acercado egresso, compreendendo as transformações percebidas na produção da vida dos alternantes da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Três Vendas - EEMCFRTV - Catuípe, noroeste do Rio Grande do Sul. Este artigo é fruto da pesquisa de doutorado em Geografia, em andamento desde 2016, a qual, numa abordagem qualitativa, além do aporte teórico e documental, se instrumentalizará em entrevistas, vivências e observações, na escola e nas moradias dos entrevistados. Espera-se, a partir da compreensão das contradições da questão agrária brasileira e do processo formativo EEMCFRTV,a ampliação de conhecimentos sobre a complexa relação entre formação e permanência do jovem no campo, inseridas na luta de classes e no “mundo do trabalho” deste período histórico, em decorrência do agronegócio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.