A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO PARTICIPANTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/PIBID INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO DO CAMPO/The formation of undergraduates who take part in the Institutional Scholarship Program of Initiation to Teaching/ Interdisciplinary PIBID Rural Education

Autores

  • Marcelo Cervo Chelotti Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA - Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP
  • Isabele de Oliveira Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.6368

Resumo

 

O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições formativas da participação no PIBID Interdisciplinar Educação do Campo para a formação docente dos licenciandos dos cursos de Ciências Sociais, Geografia, História, Letras e Pedagogia - bolsistas do programa entre os anos de 2014 e 2017- no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia. Ao final do projeto, constatou-se que o PIBID é um dos programas que mais colaboram com os licenciandos durante seu processo de formação, seja pela necessidade da bolsa ou pelo interesse nas diretrizes do programa. Durante sua execução, forma-se um elo que une horizontalmente o campo de atuação, que é a escola, com as teorias e discussões oriundas da universidade. A modalidade interdisciplinar Educação do Campo expande ainda mais a formação dos licenciandos, pois oferece a oportunidade das práticas educacionais em um ambiente pouco explorado se comparado ao ensino na cidade. Portanto, a presente análise expôs a importância atribuída ao  PIBID Interdisciplinar Educação do Campo enquanto projeto que colaborou no processo formativo dos futuros professores, dando ênfase à realidade encontrada nas escolas do campo, contexto geralmente negligenciado nos cursos de licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-09

Como Citar

Chelotti, M. C., & Carvalho, I. de O. (2019). A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO PARTICIPANTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/PIBID INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO DO CAMPO/The formation of undergraduates who take part in the Institutional Scholarship Program of Initiation to Teaching/ Interdisciplinary PIBID Rural Education. REVISTA NERA, (48), 114–136. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.6368

Edição

Seção

Artigo original