ESCOLA E CURRÍCULO: UM ENSAIO SOBRE TERRITÓRIOS EM DISPUTA/School and curriculum: an essay about disputed territories

Autores

  • Nelson Rodrigo Pedon Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA - Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP
  • Rubens Arantes Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.6366

Resumo

O presente ensaio busca refletir, de forma crítica,sobre a atualidade dos conflitos que incidemsobre a educação nacional. Parte considerável desses conflitos está relacionada ao fato de que determinadas ideologias conservadoras avançam de forma sistemática sobre as políticas educacionais desenvolvidas no Brasil. Consideradas em conjunto, essas ideologias conservadoras se caracterizam por defender uma oposição às mudanças que são resultado tanto do desenvolvimento de teorias e práticas advindas do campo acadêmico quanto das lutas sociais incorporadas à realidade do ensino básico e superior, fazendo da escola e da educação um importante lócus do embate de classes estruturante de nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-09

Como Citar

Pedon, N. R., & Corrêa, R. A. (2019). ESCOLA E CURRÍCULO: UM ENSAIO SOBRE TERRITÓRIOS EM DISPUTA/School and curriculum: an essay about disputed territories. REVISTA NERA, (48), 85–97. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.6366

Edição

Seção

Artigo original