O TRABALHO NO CAMPO: QUESTÕES DO PASSADO E DILEMAS PARA O FUTURO/ The rural work: issues of the past and dilemmas for the future/ El trabajo en el campo: cuestiones del pasado y dilemas para el futuro

Autores

  • Frederico Daia Firmiano UEMG/Passos - Professor Doutor Designado; Unesp-Franca

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i41.5316

Palavras-chave:

Mundo do trabalho no campo, organização técnica dos agronegócios, informalidade, precarização, contrarreforma trabalhista e previdenciária.

Resumo

Resumo: Pelo menos desde 1970, o mundo do trabalho vem sofrendo transformações de larga monta, sobredeterminadas pela drástica redução da margem de viabilidade produtiva do capital, que implicou em novas formas de expansão/acumulação/valorização e, por decorrência, novas relações laborais no campo e na cidade. Desde então, no seio da mundialização e financeirização do capital, a reestruturação produtiva e as políticas neoliberais passaram a impactar o conjunto da classe trabalhadora brasileira. Neste trabalho temos como objetivo apontar algumas tendências no mundo do trabalho no campo brasileiro. Buscamos configurar, a partir dos dados disponíveis, o quadro geral das ocupações no campo atualmente, tomando como referência para análise o processo de proletarização, compreendido em sentido amplo, como a perda da autonomia das forças do trabalho, encetado ainda durante a ditadura civil-militar e estendido, sob novas bases, aos dias atuais. Com isto, indicamos a generalização da informalidade e da precarização do trabalho no campo, ora confirmada pelas contrarreformas trabalhista e previdenciária, ainda em curso.

 

Palavras chave: mundo do trabalho no campo; organização técnica dos agronegócios; informalidade; precarização; contrarreforma trabalhista e previdenciária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Daia Firmiano, UEMG/Passos - Professor Doutor Designado; Unesp-Franca

Professor Doutor Designado da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - unidade Passos; Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - UNESP, campus Franca e bolsista PNPD/CAPES; líder do Grupo de Estudos Interdisciplares sobre Crise, Neodesenvolvimentismo e Direitos Sociais (GEIND), do CNPa.

Downloads

Publicado

2018-02-07

Como Citar

Firmiano, F. D. (2018). O TRABALHO NO CAMPO: QUESTÕES DO PASSADO E DILEMAS PARA O FUTURO/ The rural work: issues of the past and dilemmas for the future/ El trabajo en el campo: cuestiones del pasado y dilemas para el futuro. REVISTA NERA, (41), 120–137. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i41.5316

Edição

Seção

Artigo original