A FUMICULTURA BRASILEIRA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS ASSOCIADAS AO PROGRAMA NACIONAL DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO/Brazilian tobacco-growing and public policies associated with the National Program for Diversification in Tobacco-Cultivated Areas/La fumadora brasileña y las políticas públicas asociadas al Programa Nacional de Diversificación en Áreas Cultivadas con Tabaco
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4683Palavras-chave:
Cultivo de tabaco, Programa Nacional para la diversificación en las zonas de tabaco, la diversificación productiva.Resumo
O Brasil se destaca no mercado internacional como um dos mais significativos produtores de tabaco. A produção é realizada por agricultores familiares articulados às empresas fumageiras que constituem um sistema integrado de produção. Frente aos problemas incitados pela Convenção-Quadro de Controle ao Tabaco, o Brasil e a defesa da necessidade de diversificação, o Governo Federal criou o Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco. Este programa atua através de quatro eixos com o propósito de auxiliar os produtores rurais à diversificarem sua produção. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo apresentar um panorama da produção de fumo nacional e internacionalmente, bem como analisar as interfaces existentes dentro do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.