DEMANDA DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CONDICIONANTES PARA A AQUISIÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AGROECOLÓGICOS PELA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO SUDOESTE DO ESTADO DO PARANÁ/Demand for products from family farms and conditions for the acquisition...
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i31.4095Palavras-chave:
Alimentação Escolar. Agricultura familiar. Agroecologia. Compras públicas de alimentos. Desenvolvimento RuralResumo
O objetivo do estudo foi verificar a demanda para alimentos da agricultura familiar e os fatores relatados pelos atores que frustram ou condicionam a aquisição de produtos orgânicos e agroecológicos pela alimentação escolar na região sudoeste do Paraná. Realizou-se um estudo a partir da análise de chamadas públicas de uma amostra representativa de municípios e entrevistas semiestruturadas em dois municípios, um que adquiria e outro que não adquiria alimentos orgânicos/ agroecológicos, com gestores, agricultores e consumidores. A maioria dos municípios analisados demandou mais que o mínimo de 30% para compra de produtos de agricultores familiares. Nenhuma chamada pública apresentou demanda por produtos orgânicos e agroecológicos, porém alguns municípios relataram a compra destes produtos. Verificou-se contradições entre os discursos, os quais baseiam-se no reconhecimento do modelo agroecológico pela sua virtuosidade ambiental e de saúde, mas descrédito quanto a sua viabilidade econômica. A compra de produtos da agricultura familiar está se consolidando, mas ainda falta conscientização, conhecimento, diálogos e políticas públicas que incentivem a aquisição de produtos ecológicos para a alimentação escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.