A PERCEPÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA PELAS POPULAÇÕES DOS TERRITÓRIOS RURAIS, ALÉM DAS ANÁLISES SOBRE O DESEMPENHO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS/The perception of living conditions for population of rural areas, in addition to analyzes the performance...

Autores

  • Mireya Eugenia Valencia Perafán Universidade de Brasilia
  • Maria Inez Machado Telles Walter Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i31.3563

Palavras-chave:

Territórios, Rural, Desenvolvimento, Condições de Vida, Avaliação

Resumo

No Brasil, no âmbito do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), é executada a política de desenvolvimento rural com enfoque territorial apresentando-se como alternativa aos esgotados modelos de desenvolvimento das últimas cinco décadas. Estes novos enfoques, implicam novas metodologias para mensurar as condições de vida de suas populações e, à sua vez, avaliar o desempenho das políticas públicas. Sob esta perspectiva, o MDA e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com 27 universidades públicas, avaliou as condições de vida de mais de 10.000 famílias localizadas em 37 territórios rurais aplicando o Índice de Condições de Vida (ICV), com metodologia da Universidade Federal de Rio Grande do Sul. Destacam-se a percepção positiva sobre os efeitos do desenvolvimento face às demais instâncias, a diversificação da renda e a baixa avaliação dos serviços institucionais. O objetivo deste artigo é discutir o ICV como um instrumento de mensuração da qualidade de vida rural e os resultados sobre a mudança na renda das famílias rurais que podem mudar a percepção delas sobre suas condições de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mireya Eugenia Valencia Perafán, Universidade de Brasilia

Professora da Universidade de Brasília na faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília e Mestre em Desenvolvimento Rural pela Pontifícia Universidade Javeriana da Colômbia. Os principais trabalhos estão no campo do desenvolvimento rural com principal atenção na gestão territorial, nos processos de fortalecimento da agricultura familiar, relações entre Estado e desenvolvimento rural e a construção social de mercados. Integra o grupo de pesquisa Estudos comparados em Sociologia Econômica (CNPq), o grupo de pesquisa agricultura familiar e desenvolvimento (CNPq), a sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural SOBER, a Rede Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural em América Latina, a Rede Brasileira de Gestão Territorial e o Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade da UnB coordenando, neste último, o núcleo de pesquisa gestão territorial.

Maria Inez Machado Telles Walter, Universidade de Brasília

Analista de tecnologia da informação da Universidade de Brasília. Doutora em Sociologia e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado pela Universidade de Barcelona em gerontologia social.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Valencia Perafán, M. E., & Machado Telles Walter, M. I. (2016). A PERCEPÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA PELAS POPULAÇÕES DOS TERRITÓRIOS RURAIS, ALÉM DAS ANÁLISES SOBRE O DESEMPENHO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS/The perception of living conditions for population of rural areas, in addition to analyzes the performance. REVISTA NERA, (31), 72–90. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i31.3563

Edição

Seção

Artigo original