DINÂMICAS DE CLASSE DA MUDANÇA AGRÁRIA (Class dynamics of agrarian change)
Palavras-chave:
Dinâmica de classes, capitalismo agrário, políticas públicasResumo
Henry Bernstein é professor emérito do Departamento de Estudos de Desenvolvimento, vinculado à School of Oriental and African Studies (SOAS), da Universidade de Londres, e Professor Adjunto no College of Humanities and Development Studies, da Universidade Agrícola da China, em Beijing. Pensador preocupado com as dinâmicas de classe existente na mudança agrária, o autor faz uma análise buscando nas origens do capitalismo até os dias atuais da globalização, o entendimento dos processos pelos quais o campo foi sendo modificado e adaptado para se tornar uma das formas de acumulação do capitalismo agrário, via exploração da mão de obra do homem do campo e a expropriação de seus meios de produção, neste caso, a terra. Bernstein destaca que a questão agrária está presente em todos os povos, mas, nos países ditos do Terceiro Mundo, esta relação se da por meio de uma intervenção capitalista nas políticas públicas destinadas à regulamentação do campo, que impõe o pensamento neoliberal para o desenvolvimento agrário através de instituições internacionais como o Banco Mundial e o FMI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.