A FORMAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NA TERRITORIALIZAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA: A EXPERIÊNCIA DA VIA CAMPESINA SUDAMÉRICA (Formation and political organization in counter-hegemonic territorialization: the experience of Via Campesina South America)

Autores

  • Ândrea Francine Batista

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i24.2616

Palavras-chave:

Territorialização, Via Campesina, Contra-hegemonia, Organização Política, Formação.

Resumo

No presente artigo pretendemos evidenciar a hegemonia do desenvolvimento do capital no campo através do agrohidronegócio, mineração, e os grandes projetos de infraestrutura, e seus consequentes processos de desterritorialização e subsunção de camponeses, indígenas, e afrodescendentes, que, fruto da contradição deste próprio sistema, se mobilizam e se organizam consolidando lutas de resistência no campo, como por exemplo, a Via Campesina Internacional. A partir deste cenário, analisamos o papel da formação e da organização política na construção de territorialização contra-hegemônica no campo. Para isso são tomadas como base as experiências desenvolvidas pela Via Campesina, região América do Sul que, a partir de suas lutas, organização e formação político-profissional, vão forjando seus intelectuais orgânicos e construindo territórios (material e imaterial) de enfrentamento ao desenvolvimento do capital no campo e suas consequências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ândrea Francine Batista

Integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Graduação em Pedagogia pela UEPG- PR. Especialização em Estudos Latino-americanos pela UFJF - MG. Mestrado em Geografia pela UNESP - SP (Campus de Presidente Prudente)

Downloads

Publicado

2014-07-05

Como Citar

Batista, Ândrea F. (2014). A FORMAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NA TERRITORIALIZAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA: A EXPERIÊNCIA DA VIA CAMPESINA SUDAMÉRICA (Formation and political organization in counter-hegemonic territorialization: the experience of Via Campesina South America). REVISTA NERA, (24), 51–70. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i24.2616

Edição

Seção

Artigo original