DINÂMICA AGRÁRIA E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO PANTANAL BRASILEIRO (Dynamic agrarian and environmental sustainability in the Pantanal Brazilian)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i21.2115Palavras-chave:
dinâmica agrária, sustentabilidade socioambiental, Pantanal, pecuária.Resumo
Neste artigo apresentamos uma análise da dinâmica agrária do Pantanal brasileiro com foco na porção mato-grossense e, para isso, tomamos como referência a sustentabilidade socioambiental. A abordagem da dinâmica agrária a partir da sustentabilidade socioambiental é particularmente útil neste caso por se tratar o Pantanal de uma região com importante peso do rural e de ecossistema frágil e particular, cuja maior parte das terras está sob o domínio privado, e que tem apresentado sinais de intensificação da antropização pela atividade econômica dominante – a pecuária. Com este artigo esperamos contribuir de alguma forma para o entendimento da dinâmica agrária do Pantanal, região bastante negligenciada pelos estudos desta natureza.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.