AMAZÔNIA: A URGÊNCIA E NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INTER/MULTICULTURAIS

Autores

  • Sérgio Roberto Moraes Corrêa Universidade do Estado do Pará
  • Salomão Antônio Mufarrej Hage Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i18.1336

Palavras-chave:

Educação do campo, educação na Amazônia, políticas educacionais, diversidade cultural, desenvolvimento social.

Resumo

O artigo analisa a realidade educacional e social mais ampla do campo no estado do Pará, relacionando e considerando os processos e dinâmicas sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais da multiterritorialidade rural amazônica. Seu conteúdo evidencia singularidades produtivas, ambientais e socioculturais da Amazônia, e apresenta referências para a elaboração e implementação de políticas e práticas educacionais pautadas pela convivência e o diálogo entre as diferentes culturas, buscando enfrentar as hierarquias e desigualdades de classe, gênero, raça, etnia existentes na região e na sociedade.

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Publicado

2012-04-18

Como Citar

Corrêa, S. R. M., & Hage, S. A. M. (2012). AMAZÔNIA: A URGÊNCIA E NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INTER/MULTICULTURAIS. REVISTA NERA, (18), 79–105. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i18.1336

Edição

Seção

Artigo original