Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista tem como objetivo publicar textos (artigos, notas de pesquisa, resenhas críticas, ensaios, entrevistas), priorizando os temas da Geografia e áreas afins. 

Processo de Avaliação pelos Pares

O recebimento de textos é realizado em fluxo contínuo e a política de submissão é rigorosa, atendendo ao princípio de avaliação por pares cegos, contando com o auxílio de pesquisadores nacionais e internacionais. O prazo para a avaliação é em média de quarenta dias, podendo o parecer recomendar alterações no documento, nova avaliação, aceite integral ou reprova.

Periodicidade

Publicação contínua


Contando, ainda, com a publicação de números especiais e dossiês temáticos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Periodicidade

Publicação contínua

Missão

Produzir e difundir o conhecimento geográfico em todas as suas dimensões através da publicação de artigos científicos, notas de pesquisa, ensaios acadêmicos e resenhas críticas de pesquisadores de instituições científicas.

Políticas editoriais da Revista Geografia em Atos – Compromissos e responsabilidades

Em consonância com a política de ética e integridade na prática científica instaurada pelo CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/106200), a Comissão Editorial da Revista Geografia em Atos ressalta que:

 

É de competência do(s) autor(es):

- Submeter à revista apenas artigos inéditos, os quais devem fazer referência ao apoio financeiro (quando houver) e as referências bibliográficas;

- Não é admitido plágio ou a publicação do mesmo artigo em outro periódico científico;

- Não é admitido o emprego de dados fraudulentos ou sem referência à(s) fonte(s);

- Todos os dados apresentados devem ser idôneos e autênticos;

- O(s) autor(es) indicados no(s) manuscrito(s) devem ter participado da sua elaboração e restringir-se ao número máximo de  3 (três) autor(a)s por manuscrito. E, quando solicitado(s), deve(m) revisar e corrigir o artigo.

 

É de competência da comissão editorial:

- Rejeitar ou aceitar os artigos submetidos para avaliação por pares, de acordo as sugestões do(a)s avaliador(a)s;

- Conduzir o processo avaliativo de forma criteriosa, confidencial e sigilosa;

- Preservar o anonimato do(s) revisor(es), que deve(m) ser imparcial(is) no caso de possíveis conflitos de interesses com a pesquisa, autores e/ou agências de fomento;

- Apresentar ao(s) autor(es) uma avaliação clara e objetiva dos artigos submetidos;

- Publicar, somente, artigo(s) corrigido(os) pelo(s) autor(es);

- Corrigir possíveis erros editoriais e, caso necessário, publicar retratações.

- A Equipe Editorial reserva-se o direito de não publicar dois trabalhos de mesma autoria em intervalos inferiores a duas edições do fluxo regular.

Idiomas

A Revista Geografia em Atos aceita a submissão de trabalhos nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

Responsabilidade pelos conteúdos publicados

Os conteúdos submetidos e publicados na Revista Geografia em Atos são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, mesmo que reservado aos editores do periódico o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas de publicação na Revista Geografia em Atos.

Co-autoria

Os artigos submetidos à Revista Geografia em Atos, salvo casos excepcionais, devem conter a autoria máxima de três autores. Ressaltando que tanto os autores, quanto os co-autores devem participar de todas as fases de produção do artigo. Nos artigos com mais de um autor (a), é obrigatória a submissão da declaração de contribuição individual. Excepcionalmente após a análise do comitê científico, a Revista Geografia em Atos pode aceitar ou não artigos com mais de três autores.

Endogenia

A cada edição regular será permitido a publicação de, no máximo, 30% de artigos de autores vinculados à Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP).

Encargos e taxas

A Revista Geografia em Atos não cobra quaisquer taxas ou encargos financeiros para a submissão, publicação e acesso aos artigos publicados no sistema de nossa Revista

Tradução de textos

Textos submetidos e aprovados pelo Conselho Científico da Revista Geografia em Atos poderão ser indicados para a tradução para o idioma inglês para a publicação. O Conselho Editorial da Revista indicará profissionais para este trabalho e os custos de tradução serão responsabilidade exclusiva do (s) autor (es). O trabalho de tradução de textos selecionados para a publicação é feito exclusivamente por profissionais indicados pela Revista.

Modelo de declaração de contribuição individual

A declaração de contribuição individual é solicitada apenas para artigos com mais de um autor. Consiste em uma declaração que expresse a contribuição de cada autor (a) para a redação do manuscrito. O arquivo deve ser submetido como documento suplementar (formatos doc., docx. ou PDF) seguindo o modelo abaixo.

 

Modelo: As contribuições científicas presentes no artigo foram construídas em conjunto pelos (as) autores (as). As tarefas de concepção e design, preparação e redação do manuscrito, bem como, revisão crítica foram desenvolvidas em grupo. O autor ______________ ficou especialmente responsável pelo desenvolvimento teórico-conceitual; o segundo autor __________________, pela aquisição de dados e suas interpretação e análise; e o terceiro ____________________, pelos procedimentos técnicos e tradução do artigo.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Análise de Plágio e instruções gerais para submissão de textos

 

ANÁLISE DE PLÁGIO

  • Desde 2019, os manuscritos submetidos à revista, passam por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma Turnitin https://www.turnitin.com/.  A equipe editorial confere os dados informados e no caso de plágio, com o reconhecimento de pelo menos um parágrafo sem a correta referência o manuscrito retornará a(o)s autor(a)s, indicando o problema. Para os casos de autocitação, o máximo permitido é de 10% do texto ou 40% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Fora essa norma, o manuscrito será devolvido com a notificação do problema dando a oportundiade de que seja feita uma nova submissão no sistema da revista. 
  • Para as situações de notificaçõs feitas à Revista após a publicação, a Equipe Editorial avaliará a denúncia e, em se confirmando, o manuscrito será excluído da nossa base dados, com possibilidade de aplicação de medidas cabíveis a(o)s autor(a)s.
  • A Equipe Editorial recomenda o acesso e ciência das orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) sobre princípios éticos na publicação científica.

A Revista Geografia em Atos (GeoAtos) receberá manuscritos que se enquadrarem nas seguintes diretrizes:

  • Os textos devem ser submetidos exclusivamente pelo site da Revista.
  • Os textos deverão ser originais e inéditos.
  • Os textos recebidos serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial e avaliadores, que irão emitir pareceres sobre o artigo.
  • Os trabalhos aceitos poderão ser publicados no número imediatamente seguinte da Revista ou em números posteriores, conforme data de submissão/aceite e decisão da Comissão Editorial.
  • O arquivo submetido NÃO deverá apresentar identificação dos autores para garantir um processo de avaliação imparcial. As informações sobre o(s) autor(es), sua filiação institucional e/ou trajetória acadêmica, endereço eletrônico e endereço postal, obrigatoriedade de identicador ORCID, biografia, entre outras, deverão ser inseridas no próprio sistema da Revista nos campos específicos para isso, observando-se o sistema de entradas maiúsculo e minúsculo. NÃO inserir as informações de autoria, títulos em maiúsculo.
  • No momento da submissão os dados do manuscrito, título e palvras-chaves, devem observar o sistema de maiúsuclas e minuscúlas. NÃO inserir o título em maiúsculo. 
  • O Revista Geografia em Atos aceita artigos, notas de pesquisa, ensaios acadêmicos, entrevistas e resenhas críticas para publicação.

 

Sponsors

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA 
COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP

Fontes de Apoio

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP

Histórico do periódico

A história desta revista começa no final século passado - o XX -, e acompanha o desenvolvimento do curso de Geografia da FCT-UNESP, que já revelava uma boa maturidade no conjunto da geografia brasileira, destacando-se, também, os primeiros passos do hoje consolidado Programa de Pós-Graduação em Geografia desta singular escola. Como as ideias e, consequentemente, o debate do social é imprescindível às ciências humanas, a criação de um periódico foi inevitável. E a Revista Geografia em Atos, então, tonou-se o veículo de divulgação de uma efusiva e enérgica produção acadêmica desde 1999 com o primeiro número lançado, até hoje, 2021, com 41 edições divulgadas, somando-se quase 300 textos publicados.
Curiosamente, seu objetivo inicial era a divulgação de trabalhos desenvolvidos por alunos de iniciação científica. Tão logo notou-se que a abertura para todos os níveis acadêmicos seria muito mais saudável à continuidade periódica das publicações. E assim o foi. Hoje, com duas décadas de existência, revela-se a continuidade dessa boa estratégia. Alunos de todos os níveis – da graduação ao doutorado (e professores universitários) – publicam suas reflexões e investigações, oriundos de toda parte do Brasil, inclusive de outros países. E por essas resumidas razões que a revista denomina-se “Geografia em Atos”. O “atos” é expressão legitima da práxis, isto é, da relação dialética e constante entre o investigador e o mundo.
Os números supracitados só foram possíveis pelo empenho de muita gente, notadamente os diferentes professores que passaram pelo Departamento de Geografia. Inicialmente, a gerência contou com a liderança dos geógrafos Antonio Thomaz Júnior e Jayro Gonçalves Melo (1999-2000), posteriormente Antonio Thomaz Júnior e Antônio Nivaldo Hespanhol (2000-2001) e seguiu: Antônio Nivaldo Hespanhol e Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim (2002), Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim e Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol (2003), Miguel Gimenez Benites (2006), Eliseu Savério Sposito, Miguel Gimenez Benites, Paulo Fernando Jurado da Silva (2007-2010), Claudemira Azevedo Ito, Rodrigo Cezar Criado, Eliseu Savério Sposito, Paulo Fernando Jurado da Silva (2010-2015), José Mariano Caccia Gouveia (2015-2017) Guilherme dos Santos Claudino e José Mariano Caccia Gouveia (2017-2019).
Acrescenta-se, também, um princípio que vem guiando os propósitos da Geografia em Atos do sua história, isto é, o livre pensamento mediado pelo rigor científico. Esse princípio é a razão da Geografia em Atos ser uma revista plural, que aceita, publica e divulga diferentes temas de natureza geográfica.