Educação ambiental não formal na Casa do Caminho em Londrina/PR: representações sociais dos educandos sobre água em 2018

Authors

  • Léia Aparecida Veiga Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território- ILATIT. Universidade Federal da Integração Latino Americana-UNILA.
  • Clarissa Gaspar Massi UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Eloiza Cristiane Torres UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i9.6261

Abstract

Objetivou-se investigar e discutir as representações sociais da água entre as crianças que frequentaram o período do contra turno da Casa do Caminho no primeiro semestre de 2018. O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, contemplando uma reflexão teórica sobre água e saúde coletiva, assim como um levantamento de campo junto a educandos da Casa do Caminho, com desenhos e socialização oral das ideias dos mesmos sobre a água e onde era encontrada no meio ambiente. Verificou-se que embora algumas crianças tenham representado a água no meio ambiente numa relação harmônica e outras tenham mencionado a questão da poluição e contaminação da água, ainda se faz necessário trabalhar a educação ambiental em uma perspectiva da água e saúde coletiva nas instituições de ensino formal e não formal.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Léia Aparecida Veiga, Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território- ILATIT. Universidade Federal da Integração Latino Americana-UNILA.
    GEÓGRAFA E LICENCIADA EM GEOGRAFIA (UEL). MESTRE EM GEOGRAFIA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (UEL). DOUTORA EM GEOGRAFIA (UEM).
  • Clarissa Gaspar Massi, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
    BACHAREL EM DIREITO. LICENCIADA EM GEOGRAFIA. MESTRE EM GEOGRAFIA (UEL). DOUTORANDA EM GEOGRAFIA (UEL)
  • Eloiza Cristiane Torres, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
    GEÓGRAFA E LICENCIADA EM GEOGRAFIA (UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE). MESTRE E DOUTORA EM GEOGRAFIA (UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE).

Published

2019-03-21

How to Cite

Educação ambiental não formal na Casa do Caminho em Londrina/PR: representações sociais dos educandos sobre água em 2018. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 9, p. 23–36, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v1i9.6261. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6261. Acesso em: 6 dec. 2025.