Educação ambiental não formal em uma perspectiva emancipadora: práticas na casa do caminho em Londrina/PR em 2016 / Nonformal environmental education in an emancipatory perspective: practices in the casa do caminho in Londrina/PR on 2016
DOI:
https://doi.org/10.35416/geoatos.v4i11.6186Resumo
Objetivou-se com este trabalho caracterizar e discutir sobre o trabalho educativo realizado na Casa do Caminho (cidade de Londrina/PR) em termos de estratégias de ação para suas práticas particulares de educação ambiental em 2016. O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, contemplando uma reflexão teórica sobre a temática educação ambiental e educação emancipadora na perspectiva freireana, assim como acerca do trabalho realizado por Massi (2018) no ano de 2016 por uma voluntária na Casa do Caminho, além de levantamento de campo junto funcionários e estudantes da Casa do Caminho, observação simples e conversas informais sobre o cotidiano e práticas de educação ambiental nessa instituição de educação não formal. Chama-se a atenção para a perspectiva da participação e da prática social, tendo como fim o aprimoramento humano. Verificou-se que na Casa do Caminho, foi desenvolvido até 2017, práticas educacionais de educação ambiental que contemplam o rompimento da dissociação entre ser humano e natureza ao discutirem o meio ambiente em uma visão integradora com o público alvo, destacando-se a prática pautada no diálogo, no ouvir e falar, que permite troca de conhecimentos entre os agentes envolvidos.Downloads
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Publicado
2019-07-16
Como Citar
GASPAR MASSI, C.; TORRES, E. C.; VEIGA, L. A. Educação ambiental não formal em uma perspectiva emancipadora: práticas na casa do caminho em Londrina/PR em 2016 / Nonformal environmental education in an emancipatory perspective: practices in the casa do caminho in Londrina/PR on 2016. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 4, n. 11, p. 53–79, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v4i11.6186. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6186. Acesso em: 16 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos