Um olhar geográfico para o processo de avanço do neoliberalismo e das direitas no contexto mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.2021.7897

Resumo

Temos por objetivo neste ensaio fazer uma discussão acerca de alguns processos geopolíticos no contexto do fortalecimento das diretas e dos discursos nacionalistas em alguns Estados Nação e como isso interfere no atual processo de globalização. A noção de globalização, que até então caracteriza o modo capitalista de produção e seus desdobramentos na geopolítica mundial, orienta nossos argumentos. Além disso, pautamo-nos em alguns processos em curso e inacabados como, por exemplo, o BREXIT (saída do Reino Unido da União Europeia), considerando a relação entre o processo e o discurso nacionalista oriundo da extrema direita que o legitima. Este é validado por políticas econômicas que tendem a camuflar seu viés ideológico e ações xenofóbicas que fragmentam territórios não apenas do ponto de vista econômico, mas também político e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Três Lagoas

Pós Graduando (MESTRADO) pelo Departamento de Geografia com ênfase de estudos voltada às ciências ambientais; relação sociedade e natureza e educação ambiental.

Patricia Helena Milani, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Três Lagoas

Professora Adjunta do Curso de Graduação e Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (CPTL). É membro do Grupo de Pesquisa Espaço Urbano e Produção do Território - UFMS e Coordenadora do Laboratório de Estudos Urbanos e do Território (LETUR/UFMS). Ênfase de estudos voltados ao espaço urbano e configuração do espaço.

Amanda Emiliana Santos Baratelli, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Três Lagoas

Pós Graduanda (MESTRADO) pelo departamento de Geografia com ênfase em estudos territoriais; geografia agrária e estudos campesinos.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Neoconservadorismo e liberalismo. In: GALLEGO, Esther Solano (Org.). O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 27-32.

AMIN, Samir. Primavera Árabe? Temporalis, Brasilia (DF), ano 10, n.20, p.221-252, jul./dez. 2011. p. 221-252.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. Rio de Janeiro: Loyola, 1992.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 2008.

SENE, Estáquio de. Globalização e espaço geográfico. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2015.

SMITH Neil. Contornos de uma política espacializada: veículos dos sem-teto e produção de escala geográfica. In: Arantes A, organizador. O espaço da diferença. Campinas: Papirus; 2000. p. 132-75.

TUFTE, Thomas. O renascimento da Comunicação para a transformação social – Redefinindo a disciplina e a prática depois da ‘Primavera Árabe’. In: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 36, n. 2, 2013. p. 61-90.

WASSERMAN, Claudia. Protestos na América Latina. Jornal da Universidade. V. 23, n. 229, p. 4, jan./fev, 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

SILVA, L. E.; MILANI, P. H.; BARATELLI, A. E. S. Um olhar geográfico para o processo de avanço do neoliberalismo e das direitas no contexto mundial. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 5, p. 1–9, 2021. DOI: 10.35416/geoatos.2021.7897. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/7897. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)