Cartografias alternativas: contribuições do programa de aquisição de alimentos materializadas no espaço das assentadas rurais
DOI:
https://doi.org/10.35416/geoatos.v5i12.6574Resumo
Almeja-se com este artigo, expor uma discussão teórica e resultados empíricos de experiência de pesquisa sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e suas consequências na vida de assentadas rurais associadas à Organização das Mulheres Unidas do Setor II da Gleba XV de Novembro (OMUS), no assentamento Gleba XV de Novembro em Rosana (SP), relacionando-os com a metodologia de cartografias alternativas. O uso de cartografias alternativas possibilitou incluir mais ativamente as mulheres participantes da pesquisa na realização do trabalho, além de evidenciar de modo mais efetivo as conquistas advindas desta política para suas vidas, ao longo dos anos de participação, no contexto de seus lotes e suas espacialidades.
Downloads
Referências
ACSELRAD, Henri. Mapeamentos, identidades e territórios. Anais do Encontro anual da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em ciências sociais. Caxambu, Minas Gerais, 2009.
BATISTA, Sinthia Cristina. Cartografia geográfica em questão: do chão, do alto, das representações. Tese (Doutorado em Geografia). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.
CHAVEIRO, Eguimar Felício. Corporeidade e Lugar: Elos da Produção da Existência. In: Eduardo Marandola Jr.; Werther Holzer; Lívia de Oliveira. (Org.). Qual o Espaço do Lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. 1ed. Rio de Janeiro: PERSPECTIVA, 2012, v. 1, p. 279-303.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil, 2008. 312 p.
MEJÍA, Rafael Ignacio Estrada. El cuerpo como territorio de la guerra: efectos micro políticos del conflicto armado en Colombia. Revista História Oral, v. 18, p. 35-61, 2015.
MIELITZ NETTO, Carlos. Dez anos de PAA e a constituição de uma estratégia nacional de segurança alimentar. In: Grossi, M. D.; Kroeff, D. R. (Org.). PAA: 10 anos de aquisição de alimentos. 1ed.Brasília: Brasil, 2013.
SEEMANN, Jörn. Tradições humanistas na cartografia e a poética dos mapas. In: Eduardo Marandola Jr.; Werther Holzer; Lívia de Oliveira. (Org.). Qual o Espaço do Lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. 1ed. Rio de Janeiro: PERSPECTIVA, 2012, v. 1, p. 279-303.
TUAN, Y-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 2013.
WINKIN, Yves. Descer ao campo. In: A nova comunicação: da teoria ao trabalho de campo. Campinas: Papirus, p. 129 – 145. 1998.