PLANEJAMENTO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO EMBIRÍ - UGRHI PONTAL DO PARANAPANEMA – SÃO PAULO

Autores

  • Franciane Mendonça dos Santos UNESP
  • Antonio Cezar Leal Unesp - FCT

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i14.2627

Resumo

Este trabalho visa contribuir para o planejamento ambiental da bacia hidrográfica do Córrego Embirí – UGRHI Pontal Paranapanema (pertencente à unidade de Gestão Paranapanema), nos municípios de Presidente Prudente e Regente Feijó, São Paulo. Essa bacia localiza-se na área do manancial Rio Santo Anastácio, responsável pelo abastecimento de água para cerca de 30% da população de Presidente Prudente. A metodologia compreende as etapas do inventário e diagnóstico da bacia. No inventário foram elaboradas cartas temáticas e de síntese, tais como: uso e ocupação da terra, cartas de unidades físicas e ambientais. Na fase de diagnóstico foram elaboradas as cartas de fragilidade ambiental e de problemas ambientais. A maior parte da bacia hidrográfica do Córrego Embirí apresentou alta fragilidade ambiental devido, principalmente, ao uso e ocupação da terra com 71% da área de pastagem. Os principais problemas encontrados foram disposição irregular de entulho, lançamento de esgotos, ausência de mata ciliar, erosões e assoreamento de corpos d’água. Os resultados foram sistematizados no diagnóstico e identificados os mais importantes problemas ambientais e fragilidades ambientais, possibilitando elaborar propostas de intervenção para a área, que se encontra substancialmente degradada.

Palavras-chave: planejamento ambiental, bacia hidrográfica, Córrego Embirí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciane Mendonça dos Santos, UNESP

Graduada em Engenharia ambiental pela FCT/UNESP campus de Presidente Prudente e mestranda em Recursos Hídricos e Tecnologias ambientais pela FEIS/UNESP campus de Ilha Solteira.

Antonio Cezar Leal, Unesp - FCT

Professor do Departamento de Geografia, FCT-UNESP, pesquisador PQ-CNPq e pesquisador colaborador do IG/UNICAMP

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

SANTOS, F. M. dos; LEAL, A. C. PLANEJAMENTO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO EMBIRÍ - UGRHI PONTAL DO PARANAPANEMA – SÃO PAULO. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 14, 2013. DOI: 10.35416/geoatos.v1i14.2627. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/2627. Acesso em: 21 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos