ESTADO DE SÃO PAULO: DINÂMICA ECONÔMICA, CONCESSÕES RODOVIÁRIAS E ANÁLISE DOS INDICADORES PIB E IDH

Autores

  • Cássio Antunes de Oliveira
  • Eliseu Savério Sposito

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i7.233

Resumo

 

Na década de 1990 o Estado de São Paulo iniciou o seu programa oficial de concessões rodoviárias que somava em 2007 aproximadamente 90 praças de pedágio em todo o Estado. Esse fato será abordado com o intuito de elucidar em que política essa ação do estado se enquadra. Outro fato que buscamos compreender é em quais regiões existem os maiores e menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) municipal, PIB (Produto Interno Bruto) municipal, VDM (Volume Diário Médio) nas rodovias. Para tanto foram elaborados quatro mapas, contemplando as variáveis referidas. Os mapas são analisados juntamente com uma revisão bibliográfica, somando-se, assim, os subsídios utilizados na pesquisa. O Estado de São Paulo é citado em muitos estudos como o mais rico do país (considerando o PIB como parâmetro), apresenta alta qualidade de vida (baseado no IDH municipal) e alto fluxo rodoviário (baseado no VDM), o que indica uma idéia de homogeneização na distribuição das respectivas variáveis. Entretanto, essa distribuição não é tão homogênea internamente. Os resultados obtidos pela pesquisa revelam grandes diferenças na distribuição interna desses fatores, visíveis nos mapas analisados.

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Publicado

2011-01-21

Como Citar

OLIVEIRA, C. A. de; SPOSITO, E. S. ESTADO DE SÃO PAULO: DINÂMICA ECONÔMICA, CONCESSÕES RODOVIÁRIAS E ANÁLISE DOS INDICADORES PIB E IDH. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 7, 2011. DOI: 10.35416/geoatos.v1i7.233. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/233. Acesso em: 22 dez. 2024.

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